terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Romance : Dom Casmurro

Dom Casmurro
Texto de referência:
Obras Completas
de Machado de Assis, vol. I,
Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.
Publicado originalmente pela Editor
a Garnier, Rio de Janeiro, 1899.
 
 
















CAPÍTULO PRIMEIRO
DO TÍTULO
 
 
Uma noite destas, vindo da cidade para
o Engenho Novo, encontrei no trem da
Central um rapaz aqui do bairro,
 que eu conheço de vista e de chapéu.
Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de
mim, falou da Lua e dos ministros, e
acabou recitando-me versos. A viagem er
a curta, e os versos pode ser que não
fossem inteiramente maus. Suce
deu, porém, que, como eu estava cansado, fechei
os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para
que ele interrompesse a leitura e
metesse os versos no bolso. 
 
— Continue, disse eu acordando.
— Já acabei, murmurou ele.
— São muito bonitos.
 
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outr
a vez do bolso, mas não passou do gesto;
estava amuado. No dia seguinte entrou
a dizer de mim nomes feios, e acabou
alcunhando-me ,Dom Casmurro
. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos
reclusos e calados, deram curso à alcunh
a, que afinal pegou. Nem por isso me
zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles,
por graça, chamam-me
assim, alguns em bilhetes: "Dom Casm
urro, domingo vou jantar com você”.—
"Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa
é a mesma da Renânia; vê se deixas
essa caverna do Engenho Novo, e vai lá
passar uns quinze dias comigo”.— "Meu
caro Dom Casmurro, não cuide que
o dispenso do teatro
 amanhã; venha e dormirá
aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-
lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou
moça”.
 
Não consultes dicionários.
Casmurro
não está aqui no sentido que eles lhe dão,
mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo.
Dom
veio por
ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo.
Tudo por estar cochilando! Também não
achei melhor título para a minha narração;
se não tiver outro daqui até ao fim do
livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem
ficará sabendo que não lhe guardo
rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu,
 poderá cuidar que a obra é
sua. Há livros que apenas terão isso
dos seus autores; alguns nem tanto.
 
 
CONTINUA ..... BAIXE O LIVRO COMPLETO EM PDF NO LINK https://www.dropbox.com/s/w7c009s7xgoenrk/Dom%20Casmurro%20%281899%29.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

 
;